Esta frittata de legumes de inspiração italiana, é um prato simples, saudável e de fácil digestão, que poderá facilmente levar na marmita para o trabalho.
Receita Frittata de Legumes
Tempo Total: 45 min
Porções: 3 pessoas
Ingredientes
- 6 ovos
- 3 colheres de sopa de azeite
- 75g de feijão-verde redondo
- 75g de cogumelos pleurotus, cortados em quartos
- 75g de pimento vermelho, cortado em cubos
- 75g de espinafres
- 125ml de leite sem lactose
- 1 queijo mozzarella fresco, cortado em cubos
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de orégãos
- 1 colher de chá de cebolinho
- 1 colher de chá de manjericão
- Pitada de pimenta preta (opcional)
Modo de preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre uma travessa de ir ao forno com papel vegetal.
- Coza o feijão-verde em água a ferver com um pouco de sal durante 5 minutos. Escorra e coloque-o na travessa.
- Numa frigideira grande, adicione o azeite e salteie o pimento e os cogumelos até ficarem moles e um pouco dourados. Junte os espinafres e salteie até murcharem. Transfira os legumes para a travessa.
- Numa tigela bata os ovos com um garfo ou uma vara de arames. Adicione o leite, o sal, as ervas e a pimenta preta (opcional) e misture bem. Junte o queijo mozzarella e deite o preparado na travessa, por cima dos legumes.
- Leve ao forno durante 30-35 minutos ou até dourar. Deixe arrefecer e sirva com uma salada mista.
Notas da nutricionista Sandra Rosmaninho Almeida (certificada pela Universidade Monash)
Na dieta low FODMAP é importante consumir a maior variedade de alimentos possível nas quantidades certas, para evitar sintomas. Os cogumelos pleurotus podem ser substituídos por cogumelos em lata (75g). São ambos low FODMAP. O pimento vermelho é low FODMAP e costuma ser bem tolerado, porém há pessoas que são sensíveis à capsaicina. Se for o seu caso, omita-o da receita. Embora o feijão-verde normal costume ser bem tolerado, recomendo a utilização do feijão verde redondo, pois foi o único testado até ao momento. Podemos consumir até 75g de feijão-verde redondo (sorbitol). Como a receita leva essa quantidade, pode comer com segurança toda a frittata. Por uma questão de adequação nutricional recomenda-se até metade da frittata.
Uma ideia simples, saudável e nutritiva de ovos recheados com legumes seguros para facilitar a sua digestão. Espero que goste!
Joana Oliveira (My Gut Feeling)