Probióticos

Probióticos

A palavra probiótico tem origem no Latim e no Grego, e significa “Pró-vida”. São “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, beneficiam a saúde do hospedeiro” (definição da OMS). A noção de probiótico desenvolveu-se com Ilya Ilitch Metchnikov, Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1908 que postulou no mesmo ano que a longevidade de certas populações da Bulgária estaria ligada à absorção de produtos fermentados que teria o efeito de manter um equilíbrio adequado entre a flora digestiva patogénica e benéfica.11

O papel dos probióticos na SII

A causa da SII sendo geralmente relacionada com um desequilíbrio da microbiota intestinal (ou flora intestinal, como era antigamente conhecida), os probióticos, podem desempenhar um papel importante na recuperação da microbiota intestinal e na diminuição dos sintomas.

Poderá encontrar probióticos em alguns alimentos ou em medicamentos e suplementos alimentares. Porém como existem milhares de microrganismos diferentes, nem todos os probióticos terão um efeito benéfico para a SII.

O Bifidobacterium longum 35624® apresenta a melhor evidência relativamente à eficácia na SII. 2 Vários estudos científicos2 demonstraram que esta estirpe é eficaz na redução significativa dos sintomas da SII: dor abdominal/desconforto, flatulência e distensão abdominal e problemas do trânsito intestinal.

Precisa de conselhos adicionais? Converse com o seu médico ou farmacêutico sobre as suas opções. Nos pontos Ezfy, os farmacêuticos conhecem bem a SII e poderão ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu problema.

Leave a Reply

O que acha deste site

Responda a 3 questões e ajude-nos a perceber o que podemos melhorar.
As suas respostas são anónimas e ajudarão toda a comunidade a ter uma melhor experiência.

1 Eu…

(opcional)
Próxima pergunta

2 Indique, de 1 a 5, se recomendaria este website a outra pessoa.

Próxima pergunta

3 Que conteúdo gostava que continuássemos a actualizar? (seleccione apenas 2)

(opcional)
Enviar

Terei Síndrome do Intestino Irritável?

Alguma vez pensou demoradamente no que ia pedir num primeiro encontro, com receio de que a sua decisão pudesse levar a uma urgente (e inconveniente) ida à casa de banho? Procura sempre a casa de banho de qualquer espaço público assim que entra, como um espião altamente especializado? Já gastou mais em papel higiénico do que em artigos de “higiene pessoal”?

Dificuldades com a digestão são mais comuns do que possa pensar. Apesar de patologias como a SII serem frustrantes, não são definitivamente algo pelo qual deva sentir vergonha.
Começar

Fase 1

Tem, com frequência, dor ou desconforto abdominal que alivia após evacuar?

Sofre com frequência dor abdominal que provoca uma grande urgência em evacuar?

Os sintomas acima descritos duram há mais de 3 meses?

Costuma interromper as suas atividades diárias devido aos sintomas acima descritos?

Próxima pergunta

É pouco provável que seja Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte um profissional de saúde.

Fase 2

Sente regularmente a sua barriga inchada ou distendida (pense numa gravidez de 6 meses)?

Considera os seus movimentos intestinais “irregulares” (muito frequentes ou pouco frequentes, diarreia ou obstipação)?

As suas fezes têm uma forma anormal (formato, textura, consistência)?

Tem gases com muita frequência?

Tem dificuldade em evacuar (esforço, urgência ou dor)?

Concluir

De acordo com os critérios de Roma IV, é provável que tenha SII. Aconselhamos que consulte um profissional de saúde.

Saiba mais sobre o que dizer na consulta e os tratamentos existentes para gerir os seus sintomas: