Probióticos
A palavra probiótico tem origem no Latim e no Grego, e significa “Pró-vida”. São “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, beneficiam a saúde do hospedeiro” (definição da OMS). A noção de probiótico desenvolveu-se com Ilya Ilitch Metchnikov, Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1908 que postulou no mesmo ano que a longevidade de certas populações da Bulgária estaria ligada à absorção de produtos fermentados que teria o efeito de manter um equilíbrio adequado entre a flora digestiva patogénica e benéfica.11
O papel dos probióticos na SII
A causa da SII sendo geralmente relacionada com um desequilíbrio da microbiota intestinal (ou flora intestinal, como era antigamente conhecida), os probióticos, podem desempenhar um papel importante na recuperação da microbiota intestinal e na diminuição dos sintomas.
Poderá encontrar probióticos em alguns alimentos ou em medicamentos e suplementos alimentares. Porém como existem milhares de microrganismos diferentes, nem todos os probióticos terão um efeito benéfico para a SII.
O Bifidobacterium longum 35624® apresenta a melhor evidência relativamente à eficácia na SII. 2 Vários estudos científicos2 demonstraram que esta estirpe é eficaz na redução significativa dos sintomas da SII: dor abdominal/desconforto, flatulência e distensão abdominal e problemas do trânsito intestinal.
Precisa de conselhos adicionais? Converse com o seu médico ou farmacêutico sobre as suas opções. Nos pontos Ezfy, os farmacêuticos conhecem bem a SII e poderão ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu problema.