Glúten
Quem tem SII costuma associar o consumo de alimentos com glúten ao aumento dos sintomas. Parece fazer todo o sentido, temos ouvido falar do glúten como algo “mau” nos últimos anos, portanto, deve ser esse o problema. A realidade é que o glúten não é um hidrato de carbono, mas sim uma proteína, presente em alguns grãos como trigo, centeio, espelta e cevada. Ora, estes grãos têm elevados níveis de açúcares fermentáveis, conhecidos como frutanos – os verdadeiros responsáveis pelo aumento dos sintomas da SII.
Assim, a exclusão de alimentos com glúten não é estritamente necessária, a não ser que tenha sido também diagnosticado com doença celíaca – para quem tem esta doença, o glúten causa inflamação e danifica o revestimento do intestino delgado.
Isto significa que, mesmo que compre um produto sem glúten pode ainda ter sintomas, visto que o produto continua a ter frutanos.
Recomendação: Não se limite a deixar de consumir alimentos com glúten. Por um lado, pode tolerar um certo nível de frutanos, precisando apenas de adequar o seu consumo. Por outro, os produtos sem glúten continuam a ter frutanos, por isso, se vir que não os tolera, consumir estes produtos não fará diferença. Considere falar com o seu médico sobre a possibilidade de ser intolerante ao glúten, caso ele não peça um exame de despiste no diagnóstico.