Tem mais sintomas na segunda-feira de manhã do que no fim-de-semana? Tem menos sintomas quando está de férias? Em alguns casos, a síndrome do intestino irritável pode afetar a sua vida profissional. Como lidar com o stress relacionado com o trabalho?
A síndrome do intestino irritável pode perturbar a sua vida diária e, consequentemente, os seus dias de trabalho. Embora o aumento atual do teletrabalho tenha eliminado o stress das deslocações entre a casa e o local de trabalho, permanece o stress do cumprimento de prazos, da relação com os clientes e colegas, da necessidade de satisfazer expetativas e do medo de cometer erros. Além disso, o tempo passado na casa de banho (a obstipação faz-nos esperar, a diarreia não espera) pode perturbar o seu horário, para além da dificuldade de concentração provocada pela dor e pelas cólicas. Existe uma razão pela qual a síndrome do intestino irritável causa tantas ausências do trabalho como a constipação e a gripe.
Embora seja algo comum, a síndrome do intestino irritável é frequentemente um tabu, pelo que todos desconhecem que sofre deste distúrbio, o que pode levar a mal-entendidos por parte dos seus colegas e ao aumento do stress. Um estudo sobre o síndrome do intestino irritável e o seu impacto na qualidade de vida mostrou que os doentes podiam ter uma qualidade de vida tão baixa quanto as pessoas que sofrem de depressão.
Efeitos do stress sobre a digestão
Uma digestão saudável requer tempo e um ambiente relativamente sem stress. Isto estimula a via parassimpática do sistema nervoso autónomo, que coordena o esvaziamento do estômago e as contrações intestinais com a secreção de sucos digestivos e a absorção de nutrientes. Não é surpreendente que o ambiente de trabalho influencie estas funções. O stress (e a pressão do tempo) afeta o sistema nervoso, colocando o nosso organismo em modo «ação». O ritmo cardíaco e a pressão arterial aumentam. A capacidade de concentração intensifica e os músculos contraem. Isto leva a uma redução na quantidade de sangue que chega ao sistema digestivo, a um abrandamento na produção de sucos digestivos, e também a perturbações do trânsito intestinal. Estas alterações causam cólicas, dor, uma sensação de inchaço e distúrbios nos movimentos intestinais.
Quando sofremos de intestinos hipersensíveis, o stress no trabalho não é simplesmente vivido como uma tensão emocional; é realmente sentido no abdómen, com um aumento dos sintomas.
O que pode fazer?
Os seus sintomas são mais frequentes nos dias de trabalho ou em situações difíceis no trabalho? Então está na altura de fazer algumas mudanças. E como não é possível fazer muito sobre a síndrome do cólon irritável em si, é no seu ambiente que deve agir, de forma a criar uma organização de trabalho mais sustentável e saudável, a curto e a longo prazo.
Carga de trabalho
• Procure um emprego que lhe agrade e onde se sinta valorizado. Porquê ficar onde o stress e os sentimentos negativos dominam?
• Priorize as suas tarefas. Pode encontrar mais informações sobre este tema aqui.
• Observe o seu ritmo de trabalho. Não tenha medo de dizer ‘não’, e não dê sistematicamente prioridade às necessidades dos outros.
• Faça pausas regulares. Levantar-se de meia em meia hora e dar alguns passos até à máquina de café pode ser útil.
• Fale com o seu chefe e colegas sobre a síndrome do cólon irritável e o impacto que tem na sua vida diária. Se estiverem informados, serão mais compreensivos.
• Explique também que é muito importante comer em horários regulares e que precisa de ter acesso fácil à casa de banho, eventualmente noutro andar ou local do edifício para ter privacidade.
• Leve um certificado médico, se necessário.
• Negoceie mais liberdade para organizar o seu dia de trabalho. Por exemplo, começar mais tarde, terminar mais cedo ou ter um horário flexível. Trabalhar de casa com mais frequência pode ajudar a acalmar o seu intestino.
Comer no trabalho e durante as pausas
• Levante-se cedo para ter tempo para tomar o pequeno-almoço e ir à casa de banho.
• Faça uma verdadeira pausa para o almoço. Comer na secretária vai fazer-lhe mais mal do que bem. Aproveite a pausa do almoço para falar com os seus colegas de outros assuntos que não o trabalho e para apanhar ar.
• Nunca salte refeições. Mantenha hábitos alimentares regulares.
Almoço à secretária: é (pouco) saudável?
Se tiver uma crise no trabalho
• Tente acalmar o seu intestino com técnicas de respiração ou outros métodos de relaxamento.
• Se precisar de ir à casa de banho, vá. A contenção só vai piorar a situação.
• Tenha ao seu alcance os seus medicamentos ou qualquer outro meio que o ajude (como o óleo essencial de hortelã-pimenta).