Almoço à secretária: é (pouco) saudável?

Um almoço rápido em frente ao ecrã parece tentador para aqueles que têm pouco tempo. E, com o aumento do teletrabalho, é também mais rápido sacrificar o tempo do almoço. Mas quão (pouco) saudável é esta prática?

Se almoçamos à secretária ou no refeitório da empresa com os colegas, isso não faz realmente diferença em termos de benefícios para a saúde. Contudo, recomenda-se para o bem-estar dos nossos olhos não olhar para o ecrã do computador durante o dia todo. O aspeto social – afastarmo-nos do ambiente de trabalho durante um tempo – desempenha, aqui, um papel mais importante.

Quanto a comer de forma saudável, é importante não nos distrairmos enquanto comemos, quer seja com colegas ou em frente ao computador, pois acabamos, quase inconscientemente, a trabalhar durante o almoço, sem realmente saborear o que estamos a comer. Consequentemente, acabamos por não apreciar verdadeiramente a refeição, ficando menos consciente da sensação de saciedade; assim, é mais provável que comamos demais.

Comer “com consciência”

É mais saudável demorar o nosso tempo enquanto comemos. Comer devagar, mastigar bem e prestar atenção ao sabor. Em geral, sentimo-nos saciados ao fim de 20-25 minutos. Se comermos muito depressa, iremos comer automaticamente mais, pois o nosso cérebro ainda não recebeu o sinal de “já chega”.
Se não nos queremos distrair, o melhor é comer sem companhia. E resistir também à tentação de pegar no smartphone enquanto comemos.

Um estilo de vida sedentário

Muitas pessoas permanecem sentadas muito tempo durante o seu dia de trabalho, o que não é muito saudável. Aproveite todas as oportunidades que tiver para se deslocar durante alguns minutos: levante-se de meia em meia hora para dar alguns passos, esticar-se, caminhar até à fotocopiadora ou à máquina de café, ir pelas escadas em vez de utilizar o elevador. Mesmo que trabalhe a partir de casa, pode pegar nestes “micro momentos” de movimento ou alternar entre trabalhar sentado ou de pé, por exemplo.

Nos últimos anos, a fórmula do “jantar volante” tornou-se popular em eventos profissionais ou privados. A Universidade de Surrey estuda esse fenómeno desde 2015: caminhar e comer ao mesmo tempo. Pode-se pensar que caminhar enquanto se come é uma forma te incorporar o exercício físico e, assim, melhor digerir o bolo alimentar. Contudo, não é este o caso. Os resultados do estudo mostram que as pessoas que caminham e tomam o pequeno-almoço ao mesmo tempo estão mais propensas a petiscar ao final do dia.

Os investigadores compararam os sujeitos que almoçavam enquanto caminhavam com sujeitos que estavam distraídos de outras formas, a ver televisão ou em contactos sociais. Depois de um “jantar volante”, as pessoas do primeiro grupo tinham ingerido mais calorias e tinham, para além disso, comido mais doces. Por isso, é melhor comer com a mente acordada e sair para dar uma volta depois de terminar a refeição.

O que acha deste site

Responda a 3 questões e ajude-nos a perceber o que podemos melhorar.
As suas respostas são anónimas e ajudarão toda a comunidade a ter uma melhor experiência.

1 Eu…

(opcional)
Próxima pergunta

2 Indique, de 1 a 5, se recomendaria este website a outra pessoa.

Próxima pergunta

3 Que conteúdo gostava que continuássemos a actualizar? (seleccione apenas 2)

(opcional)
Enviar

Terei Síndrome do Intestino Irritável?

Alguma vez pensou demoradamente no que ia pedir num primeiro encontro, com receio de que a sua decisão pudesse levar a uma urgente (e inconveniente) ida à casa de banho? Procura sempre a casa de banho de qualquer espaço público assim que entra, como um espião altamente especializado? Já gastou mais em papel higiénico do que em artigos de “higiene pessoal”?

Dificuldades com a digestão são mais comuns do que possa pensar. Apesar de patologias como a SII serem frustrantes, não são definitivamente algo pelo qual deva sentir vergonha.
Começar

Fase 1

Tem, com frequência, dor ou desconforto abdominal que alivia após evacuar?

Sofre com frequência dor abdominal que provoca uma grande urgência em evacuar?

Os sintomas acima descritos duram há mais de 3 meses?

Costuma interromper as suas atividades diárias devido aos sintomas acima descritos?

Próxima pergunta

É pouco provável que seja Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte um profissional de saúde.

Fase 2

Sente regularmente a sua barriga inchada ou distendida (pense numa gravidez de 6 meses)?

Considera os seus movimentos intestinais “irregulares” (muito frequentes ou pouco frequentes, diarreia ou obstipação)?

As suas fezes têm uma forma anormal (formato, textura, consistência)?

Tem gases com muita frequência?

Tem dificuldade em evacuar (esforço, urgência ou dor)?

Concluir

De acordo com os critérios de Roma IV, é provável que tenha SII. Aconselhamos que consulte um profissional de saúde.

Saiba mais sobre o que dizer na consulta e os tratamentos existentes para gerir os seus sintomas: