6 dicas para aumentar a produtividade

A sua lista de afazeres parece não ter fim? Tem dificuldades em diferenciar coisas importantes de tarefas triviais? Estas dicas, vão ajudar a ganhar maior controlo sobre o seu dia.

O dia de trabalho termina e sente que andou o dia todo em círculos. A sua lista interminável de tarefas está a ficar cada vez mais comprida e parece que se está a afogar. A ansiedade aumenta. Soa-lhe familiar? Deixamos aqui as nossas 6 dicas para ajudar a organizar o seu dia de trabalho. Siga-as diariamente e tornar-se-ão rapidamente parte do seu ritual.

1. Escrever uma lista de tarefas a realizar

Escreva a sua lista de tarefas para o dia ajuda a determinar quais são as tarefas mais importantes. Não faça uma lista muito longa para conseguir manter uma visão geral e ser capaz de definir corretamente as prioridades. É melhor manter, no máximo, 5 a 7 tarefas. É mais provável que consiga alcançar os seus objetivos se começar por colocá-los por escrito.

2. Classificar as tarefas em termos de impacto e esforço

Classifique as diferentes tarefas da sua lista com base no seu impacto e esforço. Assim, as suas tarefas podem ser divididas em 4 categorias: alto impacto/baixo esforço, alto impacto/alto esforço, baixo impacto/alto esforço e baixo impacto/baixo esforço.

3. Começar pelas tarefas de alto impacto e baixo esforço

São tarefas que têm um alto impacto mas exigem relativamente pouco esforço. Ao focar-se primeiro nesses objetivos, terá mais “sucesso” na primeira parte do seu dia de trabalho, o que dará uma motivação extra para as tarefas seguintes.

4. Seguir para as tarefas de alto impacto e alto esforço

Depois de ter acumulado energia suficiente devido às tarefas anteriores, deve passar aos objetivos de alto impacto e alto esforço. Estas tarefas requerem mais tempo e energia, mas também têm um alto impacto e, portanto, devem ser priorizadas.

5. Concentrar-se nas tarefas de baixo impacto e baixo esforço

Agora, deve concentrar a sua atenção em tarefas de baixo impacto e baixo esforço. Por exemplo, este é o momento perfeito para responder a e-mails e organizar a sua caixa de entrada, arrumar o escritório e agendar reuniões para a próxima semana. Estes objetivos são fáceis de alcançar e representam uma “pausa” mental no seu dia.

6. Por fim, realizar os objetivos de baixo impacto e alto esforço

Há também tarefas que exigem muito trabalho, mas têm apenas um impacto limitado. É importante alternar tarefas de baixo impacto e alto esforço em vez de as abordar todas ao mesmo tempo. Assim, não perde energia e tem sempre a sensação de que o seu dia de trabalho teve um grande impacto.

Uma pessoa produtiva sabe gerir o tempo da melhor forma possível. Ao aplicar uma análise de impacto versus esforço a todas as suas tarefas, pode concentrar-se nas coisas importantes da sua vida e ignorar tarefas sem importância.

O que acha deste site

Responda a 3 questões e ajude-nos a perceber o que podemos melhorar.
As suas respostas são anónimas e ajudarão toda a comunidade a ter uma melhor experiência.

1 Eu…

(opcional)
Próxima pergunta

2 Indique, de 1 a 5, se recomendaria este website a outra pessoa.

Próxima pergunta

3 Que conteúdo gostava que continuássemos a actualizar? (seleccione apenas 2)

(opcional)
Enviar

Terei Síndrome do Intestino Irritável?

Alguma vez pensou demoradamente no que ia pedir num primeiro encontro, com receio de que a sua decisão pudesse levar a uma urgente (e inconveniente) ida à casa de banho? Procura sempre a casa de banho de qualquer espaço público assim que entra, como um espião altamente especializado? Já gastou mais em papel higiénico do que em artigos de “higiene pessoal”?

Dificuldades com a digestão são mais comuns do que possa pensar. Apesar de patologias como a SII serem frustrantes, não são definitivamente algo pelo qual deva sentir vergonha.
Começar

Fase 1

Tem, com frequência, dor ou desconforto abdominal que alivia após evacuar?

Sofre com frequência dor abdominal que provoca uma grande urgência em evacuar?

Os sintomas acima descritos duram há mais de 3 meses?

Costuma interromper as suas atividades diárias devido aos sintomas acima descritos?

Próxima pergunta

É pouco provável que seja Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte um profissional de saúde.

Fase 2

Sente regularmente a sua barriga inchada ou distendida (pense numa gravidez de 6 meses)?

Considera os seus movimentos intestinais “irregulares” (muito frequentes ou pouco frequentes, diarreia ou obstipação)?

As suas fezes têm uma forma anormal (formato, textura, consistência)?

Tem gases com muita frequência?

Tem dificuldade em evacuar (esforço, urgência ou dor)?

Concluir

De acordo com os critérios de Roma IV, é provável que tenha SII. Aconselhamos que consulte um profissional de saúde.

Saiba mais sobre o que dizer na consulta e os tratamentos existentes para gerir os seus sintomas: