Amido resistente e sacarose
Um estudo recente descobriu que uma dieta baixa em amido e sacarose pode ajudar a reduzir os sintomas da SII em alguns pacientes, com resultados significativos após 4 semanas.
Quando há uma deficiência da enzima sacarase, que decompõe a sacarose em glucose e frutose, pode haver um aumento de sacarose no intestino, causando inchaço, gases, dores abdominais e diarreia. Há pessoas que conseguem processar mais sacarose do que outras, podendo estar aí um dos motivos para os sintomas em apenas alguns.
A sacarose (açúcar que se coloca no café) encontra-se frequentemente nos açúcares de compra, em aditivos a alimentos processados (sumos, refrigerantes, enlatados, ketchup, bolos, bolachas, fast food…) e de forma natural em frutas e vegetais.
Uma dieta baixa em amido e sacarose não requer suplementação, desde que coma de forma saudável e equilibrada. É muitas vezes associada a perda de peso, pelo que não é recomendado que a façamos sozinhos, seguindo o que se lê online. Deve consultar um nutricionista, explicar o seu problema e obter uma dieta adaptada ao seu perfil.
O acompanhamento com um nutricionista permite a adequação da dieta e que vá percebendo melhor o que resulta ou não consigo. Para além disso, se esta dieta não funcionar, um nutricionista especialista em SII terá outra “bagagem” para ajudar.
Recomendação: Idealmente, evite alimentos que contenham açúcares num dos primeiros 4 ingredientes listados no rótulo. Não faça esta dieta sem o acompanhamento de um especialista.