Possíveis causas de obstipação na síndrome do intestino irritável

Em caso de síndrome do intestino irritável, sofre-se frequentemente de obstipação ou diarreia, ou ambas. Quais são as causas da obstipação?

Abrandamento da função intestinal

Uma função intestinal lenta pode levar à obstipação e ao inchaço. Os intestinos contraem-se várias vezes ao dia para digerir a substância semissólida que sai do estômago. A digestão ocorre principalmente nos intestinos, onde os alimentos entram em contacto com bactérias (a nossa flora intestinal ou o nosso microbioma) presentes na parede intestinal.

O intestino delgado absorve nutrientes enquanto o intestino grosso absorve principalmente água, depois do qual o resíduo é dirigido para o reto. O conjunto destas contrações constitui o peristaltismo. Se não houver peristaltismo ou este for insuficiente, a função intestinal é demasiado lenta.

Isto pode ser devido ao aumento da atividade do sistema nervoso simpático ou das entradas no intestino. Uma alimentação rica em fibras, hidratação adequada e o exercício físico ajudam a combater a lentidão intestinal.

Anismo ou comportamento espástico do pavimento pélvico

O comportamento espástico do pavimento pélvico ocorre quando os músculos do pavimento pélvico e o esfíncter interno do ânus estão quase permanentemente contraídos. Isto torna muito difícil ter um movimento intestinal.

O reto tem dois esfíncteres, um interno e um externo, mas só controlamos o esfíncter externo. O esfíncter interno está quase sempre contraído e só relaxa quando o reto está cheio. Não podemos induzir voluntariamente o relaxamento ou a contração deste músculo.

Da sua parte, o esfíncter externo está normalmente num estado não contraído. Quando o esfíncter interno descontrai, o esfíncter externo contrai, o que permite a retenção das fezes. A contração e descontração do esfíncter externo estão sujeitas ao controlo voluntário.

Mas se estes músculos não funcionarem de uma forma coordenada, pode haver problemas. Tal como sentir a necessidade de ter um movimento intestinal, enquanto os músculos dos esfíncteres permanecem contraídos, o que impede a evacuação das fezes.

A reeducação do pavimento pélvico com um fisioterapeuta especializado pode ajudar a tratar a disfunção do pavimento pélvico. Não guarde os seus sintomas para si, consulte imediatamente o seu médico.

Conheça algumas dicas úteis no WC

O que acha deste site

Responda a 3 questões e ajude-nos a perceber o que podemos melhorar.
As suas respostas são anónimas e ajudarão toda a comunidade a ter uma melhor experiência.

1 Eu…

(opcional)
Próxima pergunta

2 Indique, de 1 a 5, se recomendaria este website a outra pessoa.

Próxima pergunta

3 Que conteúdo gostava que continuássemos a actualizar? (seleccione apenas 2)

(opcional)
Enviar

Terei Síndrome do Intestino Irritável?

Alguma vez pensou demoradamente no que ia pedir num primeiro encontro, com receio de que a sua decisão pudesse levar a uma urgente (e inconveniente) ida à casa de banho? Procura sempre a casa de banho de qualquer espaço público assim que entra, como um espião altamente especializado? Já gastou mais em papel higiénico do que em artigos de “higiene pessoal”?

Dificuldades com a digestão são mais comuns do que possa pensar. Apesar de patologias como a SII serem frustrantes, não são definitivamente algo pelo qual deva sentir vergonha.
Começar

Fase 1

Tem, com frequência, dor ou desconforto abdominal que alivia após evacuar?

Sofre com frequência dor abdominal que provoca uma grande urgência em evacuar?

Os sintomas acima descritos duram há mais de 3 meses?

Costuma interromper as suas atividades diárias devido aos sintomas acima descritos?

Próxima pergunta

É pouco provável que seja Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte um profissional de saúde.

Fase 2

Sente regularmente a sua barriga inchada ou distendida (pense numa gravidez de 6 meses)?

Considera os seus movimentos intestinais “irregulares” (muito frequentes ou pouco frequentes, diarreia ou obstipação)?

As suas fezes têm uma forma anormal (formato, textura, consistência)?

Tem gases com muita frequência?

Tem dificuldade em evacuar (esforço, urgência ou dor)?

Concluir

De acordo com os critérios de Roma IV, é provável que tenha SII. Aconselhamos que consulte um profissional de saúde.

Saiba mais sobre o que dizer na consulta e os tratamentos existentes para gerir os seus sintomas: