Passo 1: Ver o menu online
Na maioria dos restaurantes, hoje em dia, já é possível ver o menu online. Seja através do Zomato, do Google, do Tripadvisor, ou outros. É sempre bom começar por aqui para perceber a complexidade do que lá é servido e a flexibilidade para se adequarem às suas necessidades.
Num restaurante indiano provavelmente será mais difícil encontrar algo que possa pedir para adaptar. Neste caso, o melhor será pedir para marcarem noutro local, ou então dizer que vai ter ao restaurante mas janta em casa. Assim, aproveita o convívio, bebe qualquer coisa (adequada) e não fica com sintomas.
Passo 2: Ligar antes e explicar
O restaurante tem comida que se pode adaptar ou flexibilidade de menu para um pedido especial? Perfeito! Ligue para lá, explique que tem intolerâncias alimentares, que o consumo de certos alimentos a/o deixa mal, e peça o prato que pretende sem este ou aquele ingrediente. A regra é simplificar: se complicar a receita, é provável que a coisa saia mal. Se simplificar, eles lembrar-se-ão e não haverá enganos nas notas que tirarem.
Não se esqueça da contaminação: é pouco conhecido do público em geral, mas pode ficar com sintomas por contaminação. Isto quer dizer que se o seu bife for grelhado na mesma grelha que bifes temperados com alho, logo após estes, então o seu bife também apanhará o suco do alho e pode fazer-lhe mal. Explique isto com calma. Por norma, todos os restaurantes querem oferecer a melhor experiência, e isso inclui verem os seus clientes saírem sem dores de barriga ou com outros sintomas.
Passo 3: Na dúvida, grelhado ou cozido
Optar por grelhados ou cozidos ajuda o restaurante a servir-lhe algo simples, e a que se sinta mais descansada(o). Diga SEMPRE, especificamente, que não quer que seja temperado ou marinado com alho ou cebola. Diga que faz alergia a estes dois legumes (na dúvida, toda a gente compreende bem alergias), e peça para substituírem por outros temperos, como ervas aromáticas e pimentas.
Passo 4: Confirmar
Chegando ao restaurante, fale com a pessoa que o atendeu e identifique-se. Volte a correr os passos que pediu por telefone, explique e agradeça pela atenção e trabalho extra. Quem sabe, da próxima vez que voltar já a/o conhecem e preocupam-se logo em adequar o que for necessário.
Passo 5: Ajudar os outros
Deixe a sua review do restaurante em plataformas como o Google. Coloque a sua rating e, num comentário, indique a outras pessoas como foi a sua experiência e se aconselha para pessoas com SII. Sugerimos que comece com “SII/IBS: 5*”. Os asteriscos serão a sua classificação do atendimento, compreensão e colaboração no seu pedido especial, mas também a existência de opções amigas do Intestino Irritável. Classifique de 1* (muito mau) a 5* (excelente) para que outras pessoas vejam rapidamente se o restaurante é uma boa opção para elas.