Quais as diferenças entre a Síndrome do Cólon Irritável e Doença de Crohn?

Dores abdominais, obstipação, diarreia, fadiga. Todas estas queixas são associadas tanto à Síndrome do Cólon Irritável, como à doença de Crohn, também conhecida como Doença Inflamatória Intestinal. Contudo, existem diferenças significativas entre as duas patologias.

No caso da Síndrome do Cólon Irritável (ou SII), os intestinos, e especialmente o cólon, estão muito sensíveis. A causa exata desta hipersensibilidade ainda não foi descoberta. As queixas começam muitas vezes entre o 20.º e o 30.º ano de vida, sendo as mulheres mais afetadas do que os homens. As queixas diferem de pessoa para pessoa e podem variar de dor irritante a cólicas intestinais, passando por episódios de diarreia e/ou obstipação. A Síndrome do Cólon Irritável é uma doença crónica, embora os doentes possam não ter sintomas durante longos períodos.

Regime alimentar e fibras

O regime FODMAP pode aliviar as queixas associadas à Síndrome do Cólon Irritável. A fruta não faz mal, salvo em caso de hipersensibilidade à frutose. Contudo, evite consumir frutas após uma refeição para evitar a ocorrência de gases e cólicas intestinais.
A fibra é necessária para o funcionamento adequado do intestino, mas alguns tipos de fibra podem aumentar as queixas. As fibras solúveis (presentes sobretudo em frutas e vegetais) são boas para a Síndrome do Cólon Irritável, ao passo que as fibras insolúveis, encontradas em produtos completos, pode dar origem a estímulos e queixas adicionais. É necessário investigar (seguindo o regime FODMAP, por exemplo) para saber quais os tipos de fibra que provocam queixas e os que provocam poucas ou nenhumas queixas.
Por mais irritante que possa ser, a Síndrome do Cólon Irritável não é considerada um perigo para a saúde. Os intestinos não estão inflamados e não há aumento no risco de cancro do intestino.

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma Doença Inflamatória Intestinal. Nesta doença, os intestinos estão cronicamente inflamados. Estas inflamações causam hemorragias e úlceras. Às vezes, as áreas saudáveis e inflamadas alternam-se na parede intestinal. A inflamação encontra-se, mais frequentemente, na região ileocecal, na transição entre o intestino delgado e o início do cólon. Mas a doença também pode estar presente noutras áreas. Todo o sistema digestivo, da boca ao ânus, pode ser afetado.
Como a Síndrome do Cólon Irritável, a doença de Crohn tem uma evolução variável. Períodos de queixas múltiplas alternam-se com períodos sem sintomas.

Os sintomas mais comuns são:

• Diarreia (por vezes acompanhada de muco e/ou sangue)
• Dores abdominais
• Perda de peso
• Náuseas e/ou vómitos
• Fadiga
• Perda de sangue
• Dores nas articulações
• Febre
• Erupções cutâneas

A inflamação pode entrar nas camadas mais profundas da parede intestinal e causar contrações intestinais chamadas estenose e/ou fístulas. Uma fístula é uma ligação anormal entre dois órgãos ocos (por exemplo, o estômago, o cólon, o intestino delgado, a bexiga e a vesícula biliar) ou entre um órgão oco e o mundo exterior (fístula anal). Muitas vezes, estas fístulas têm de ser fechadas cirurgicamente. Os estreitamentos intestinais também são tratados por cirurgia.

Origens da doença de Crohn

Assim como a Síndrome do Cólon Irritável, a causa exata desta Doença Inflamatória Intestinal é desconhecida. Uma combinação de fatores desempenha um papel no seu aparecimento.
– composição de bactérias no intestino (“disbiose”).
– hereditariedade
– reação imunológica desordenada da parede intestinal.
– fatores ambientais, tais como fumar ou um regime alimentar “ocidental”, muito alta em açúcares rápidos e baixa em fibras.

Tratamentos

Embora possa ser necessário recorrer a cirurgia, a doença de Crohn é geralmente tratada com medicação. Após diagnóstico da doença de Crohn pelo seu médico, será implementado um acompanhamento regular.

 

Fontes:
https://www.uza.be/inflammatoire-darmziekten-kliniek-ibd-kliniek
https://www.darmgezondheid.nl/darmklachten/darmaandoeningen/ziekte-van-crohn/

O que acha deste site

Responda a 3 questões e ajude-nos a perceber o que podemos melhorar.
As suas respostas são anónimas e ajudarão toda a comunidade a ter uma melhor experiência.

1 Eu…

(opcional)
Próxima pergunta

2 Indique, de 1 a 5, se recomendaria este website a outra pessoa.

Próxima pergunta

3 Que conteúdo gostava que continuássemos a actualizar? (seleccione apenas 2)

(opcional)
Enviar

Terei Síndrome do Intestino Irritável?

Alguma vez pensou demoradamente no que ia pedir num primeiro encontro, com receio de que a sua decisão pudesse levar a uma urgente (e inconveniente) ida à casa de banho? Procura sempre a casa de banho de qualquer espaço público assim que entra, como um espião altamente especializado? Já gastou mais em papel higiénico do que em artigos de “higiene pessoal”?

Dificuldades com a digestão são mais comuns do que possa pensar. Apesar de patologias como a SII serem frustrantes, não são definitivamente algo pelo qual deva sentir vergonha.
Começar

Fase 1

Tem, com frequência, dor ou desconforto abdominal que alivia após evacuar?

Sofre com frequência dor abdominal que provoca uma grande urgência em evacuar?

Os sintomas acima descritos duram há mais de 3 meses?

Costuma interromper as suas atividades diárias devido aos sintomas acima descritos?

Próxima pergunta

É pouco provável que seja Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte um profissional de saúde.

Fase 2

Sente regularmente a sua barriga inchada ou distendida (pense numa gravidez de 6 meses)?

Considera os seus movimentos intestinais “irregulares” (muito frequentes ou pouco frequentes, diarreia ou obstipação)?

As suas fezes têm uma forma anormal (formato, textura, consistência)?

Tem gases com muita frequência?

Tem dificuldade em evacuar (esforço, urgência ou dor)?

Concluir

De acordo com os critérios de Roma IV, é provável que tenha SII. Aconselhamos que consulte um profissional de saúde.

Saiba mais sobre o que dizer na consulta e os tratamentos existentes para gerir os seus sintomas: