O que é a dieta baixa em FODMAP e como pode aliviar a SII?

O que faz este regime alimentar e quais os seus limites?

Um regime alimentar baixo em FODMAP é frequentemente recomendado para pessoas que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável, e não tem como objetivo a perda de peso. Trata-se de um regime destinado a eliminar alimentos que causam desconforto intestinal e, principalmente, sintomas do intestino irritável como cólicas abdominais, inchaço, diarreia e/ou obstipação.

O que é FODMAP?

FODMAP é a abreviação de Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides, and Polyols, oligossacáridos, dissacáridos, monossacáridos e polióis fermentáveis. Trata-se de um vasto grupo de hidratos de carbono encontrados no pão de trigo, por exemplo.

Um hidrato de carbono é composto por uma ou mais moléculas de açúcar, os sacáridos. Estes açúcares chegam parcialmente não digeridos ao intestino grosso, onde as bactérias intestinais os decompõem. Este processo tem o nome de fermentação. Durante este processo é libertado um gás, que causa inchaço abdominal típico da Síndrome do Intestino Irritável. Aparecem sintomas como diarreia ou problemas de defecação pois uma maior quantidade de líquido é atraída para o intestino delgado e intestino grosso. Nem todas as pessoas são sensíveis aos FODMAP.

Evitar os FODMAP: como o fazer?

Um regime alimentar baixo em FODMAP consiste em evitar temporariamente o maior número de alimentos de origem FODMAP da sua alimentação. Após um regime de eliminação de, pelo menos, 6 semanas, estes diferentes hidratos de carbono são reintegrados lentamente, para ver exatamente quais as substâncias que causam queixas. Por exemplo, pode decidir mais tarde não consumir certos hidratos de carbono ou limitá-los fortemente, ao passo que outros hidratos de carbono podem não ser uma preocupação.

Aconselha-se a seguir um regime alimentar com supervisão de um dietista, caso os FODMAP estejam presentes em todos os tipos de alimentos que formam a base de uma alimentação saudável. Pense no pão, mas também em certos tipos de couves, leguminosas, produtos laticínios e frutas. Para os eliminar, é importante que garanta estar a obter a quantidade certa de vitaminas e minerais de outros alimentos.

Que alimentos contêm FODMAP?

Os hidratos de carbono são classificados de acordo com o número de moléculas de açúcar que os compõem. No seio destas espécies, existem subespécies que também podem originar queixas. Os oligossacáridos como os frutanos e galactanos são aqueles que originam o maior número de queixas. São encontrados principalmente em produtos à base de trigo, como pão, massas e cereais de pequeno-almoço. Os galactanos são encontrados em feijão castanho, lentilhas e grão-de-bico.

No caso dos dissacáridos, apenas a lactose (produto laticínios e laticínios de base animal) é responsável pelas queixas características.

A frutose (açúcar de fruta) é encontrada em monossacáridos. Alguns tipos de frutas (manga, maçãs, uvas e frutos secos) têm um alto teor de frutose. Também é adicionada a muitos géneros alimentícios, como edulcorante, ou para melhorar a textura.

Os polióis são um grupo distinto. Ocorrem naturalmente em frutas e legumes, especialmente frutas com caroço. Na indústria alimentar, são frequentemente utilizados como aglutinante e como edulcorante artificial.

O que acha deste site

Responda a 3 questões e ajude-nos a perceber o que podemos melhorar.
As suas respostas são anónimas e ajudarão toda a comunidade a ter uma melhor experiência.

1 Eu…

(opcional)
Próxima pergunta

2 Indique, de 1 a 5, se recomendaria este website a outra pessoa.

Próxima pergunta

3 Que conteúdo gostava que continuássemos a actualizar? (seleccione apenas 2)

(opcional)
Enviar

Terei Síndrome do Intestino Irritável?

Alguma vez pensou demoradamente no que ia pedir num primeiro encontro, com receio de que a sua decisão pudesse levar a uma urgente (e inconveniente) ida à casa de banho? Procura sempre a casa de banho de qualquer espaço público assim que entra, como um espião altamente especializado? Já gastou mais em papel higiénico do que em artigos de “higiene pessoal”?

Dificuldades com a digestão são mais comuns do que possa pensar. Apesar de patologias como a SII serem frustrantes, não são definitivamente algo pelo qual deva sentir vergonha.
Começar

Fase 1

Tem, com frequência, dor ou desconforto abdominal que alivia após evacuar?

Sofre com frequência dor abdominal que provoca uma grande urgência em evacuar?

Os sintomas acima descritos duram há mais de 3 meses?

Costuma interromper as suas atividades diárias devido aos sintomas acima descritos?

Próxima pergunta

É pouco provável que seja Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte um profissional de saúde.

Fase 2

Sente regularmente a sua barriga inchada ou distendida (pense numa gravidez de 6 meses)?

Considera os seus movimentos intestinais “irregulares” (muito frequentes ou pouco frequentes, diarreia ou obstipação)?

As suas fezes têm uma forma anormal (formato, textura, consistência)?

Tem gases com muita frequência?

Tem dificuldade em evacuar (esforço, urgência ou dor)?

Concluir

De acordo com os critérios de Roma IV, é provável que tenha SII. Aconselhamos que consulte um profissional de saúde.

Saiba mais sobre o que dizer na consulta e os tratamentos existentes para gerir os seus sintomas: