Ir à casa de banho com síndrome do cólon irritável pode ser um verdadeiro suplício. Quer sofra de obstipação, diarreia, ou ambas, uma boa função intestinal pode ajudar a controlar os sintomas.
Há vários fatores envolvidos na defecação. Existe uma interação entre o peristaltismo intestinal e o relaxamento do esfíncter externo. Este é controlado por um centro situado na base do cérebro e coordenado por células nervosas localizadas na parte inferior da medula espinhal.
Quando o intestino grosso envia os resíduos digestivos para o reto, sente-se a necessidade de ir à casa de banho. Ao mesmo tempo, o esfíncter interno descontrai, o que aumenta essa sensação de necessidade. Não deixe de ir imediatamente para a casa de banho. Leve o tempo necessário e certifique-se de que está relaxado. Respirar fundo estimula as contrações intestinais e relaxa os músculos do pavimento pélvico, o que reduz a resistência do esfíncter.
Veja aqui como manter bons hábitos:
• Mantenha a regularidade. Vá à casa de banho todos os dias após o pequeno-almoço, levando o tempo necessário. Tente não estar enervado.
• Nunca adie uma visita à casa de banho. Se sentir necessidade, vá.
• Não precisa de ir todos os dias à casa de banho? Isso é normal. Tal como é possível que vá várias vezes ao dia. Desde que a consistência das fezes seja saudável (nem de obstipação ou diarreia), é tudo normal.
• Certifique-se de que a casa de banho seja silenciosa, confortável e quente. É importante que possa realmente relaxar.
• Sente-se direito, inspire e expire profundamente (respiração abdominal).
• Já não sente necessidade? É inútil ficar sentado na sanita. Volte às suas atividades e aguarde até voltar a sentir necessidade.
• Não é saudável conter sempre os gases intestinais. Cada pessoa emite vários gases por dia, e nem notamos a maioria. Sofre de excesso de gases (flatulência)? Então examine bem a sua alimentação. Alguns tipos de couves, frutas e leguminosas podem causar flatulência.