Exercícios que ajudam a gerir a Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável pode-nos levar a andar de forma diferente. Podemos, de repente, sentir cólicas abdominais, obstipação, inchaço ou diarreia. O exercício físico pode aliviar estes sintomas.

Os movimentos utilizados no yoga, no tai chi e na meditação ajudam a reequilibrar o sistema nervoso e os diferentes órgãos do nosso corpo. É possível aliviar os sintomas mais frequentes da Síndrome do Intestino Irritável com os exercícios de yoga abaixo indicados.

Em caso de cólicas e de sensações de inchaço e obstipação: postura da criança (Balasana)

Se tiver problemas de digestão, relaxar pode ajudar. Não é fácil se sofrer de cólicas. A postura da criança é uma postura reparadora: permite relaxar o corpo quase instantaneamente.

Sente-se sobre os seus calcanhares. Certifique-se de que os seus dois dedos grandes dos pés tocam, e afaste ligeiramente os joelhos (quanto mais afastados estiverem, mais profundo é o alongamento). Deixe-se cair para a frente até a testa tocar no chão. Estique os braços e deixe-os cair levemente. Pode utilizar uma almofada para colocar debaixo da cabeça, como um apoio adicional.

Em caso de stress: postura do cadáver (Savasana)

Em alturas de maior stress, é frequente termos mais queixas relacionadas com a Síndrome do Intestino Irritável. Neste sentido, é importante gerir bem o stress para manter os sintomas controlados.

Os alongamentos são muito importantes se nos sentimos mais stressados. A Savasana ajuda a esticar, e depois a relaxar. Deite-se de bruços, no chão ou num tapete, com os braços lado a lado. As pernas devem estar ligeiramente afastadas, com os dedos dos pés virados para fora. Os braços devem descansar ao longo do corpo, ligeiramente afastados, com as palmas das mãos viradas para cima. Feche os olhos: a respiração é lenta e regular.

Em caso de diarreia: a vela (Viparita Karani)

Deite-se de costas perto de uma parede e estique as pernas até ao teto, com as nádegas o mais perto possível da parede. Coloque os pés numa posição “flex” e estique os dedos dos pés na sua direção, mantendo o resto do corpo relaxado. Estique os braços para ter mais equilíbrio.

Em caso de obstipação: a flexão para a frente (Uttanasana)

Em caso de obstipação, a parte inferior do abdómen deve ser estimulada. A flexão para a frente pode ajudar. Mantenha o corpo direito, com os pés longe das ancas, e os joelhos ligeiramente fletidos. Estique as costas e incline-se para a frente. Dobre as mãos à volta dos tornozelos ou dos dedos dos pés para se esticar ainda mais. Irá sentir um alongamento do pescoço e das costas. Este exercício também pode ser feito em posição sentada. Dobre-se sobre as pernas esticadas, o mais longe possível em direção aos dedos dos pés.

O que acha deste site

Responda a 3 questões e ajude-nos a perceber o que podemos melhorar.
As suas respostas são anónimas e ajudarão toda a comunidade a ter uma melhor experiência.

1 Eu…

(opcional)
Próxima pergunta

2 Indique, de 1 a 5, se recomendaria este website a outra pessoa.

Próxima pergunta

3 Que conteúdo gostava que continuássemos a actualizar? (seleccione apenas 2)

(opcional)
Enviar

Terei Síndrome do Intestino Irritável?

Alguma vez pensou demoradamente no que ia pedir num primeiro encontro, com receio de que a sua decisão pudesse levar a uma urgente (e inconveniente) ida à casa de banho? Procura sempre a casa de banho de qualquer espaço público assim que entra, como um espião altamente especializado? Já gastou mais em papel higiénico do que em artigos de “higiene pessoal”?

Dificuldades com a digestão são mais comuns do que possa pensar. Apesar de patologias como a SII serem frustrantes, não são definitivamente algo pelo qual deva sentir vergonha.
Começar

Fase 1

Tem, com frequência, dor ou desconforto abdominal que alivia após evacuar?

Sofre com frequência dor abdominal que provoca uma grande urgência em evacuar?

Os sintomas acima descritos duram há mais de 3 meses?

Costuma interromper as suas atividades diárias devido aos sintomas acima descritos?

Próxima pergunta

É pouco provável que seja Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte um profissional de saúde.

Fase 2

Sente regularmente a sua barriga inchada ou distendida (pense numa gravidez de 6 meses)?

Considera os seus movimentos intestinais “irregulares” (muito frequentes ou pouco frequentes, diarreia ou obstipação)?

As suas fezes têm uma forma anormal (formato, textura, consistência)?

Tem gases com muita frequência?

Tem dificuldade em evacuar (esforço, urgência ou dor)?

Concluir

De acordo com os critérios de Roma IV, é provável que tenha SII. Aconselhamos que consulte um profissional de saúde.

Saiba mais sobre o que dizer na consulta e os tratamentos existentes para gerir os seus sintomas: