Eficácia comprovada dos probióticos contra a síndrome do cólon irritável

Os probióticos são bactérias adicionadas aos alimentos (certos tipos de iogurte e kefir) ou disponibilizados sob a forma de suplementos. Nos últimos anos, têm sido realizados cada vez mais estudos sobre a eficácia dos probióticos contra os distúrbios intestinais. Certos probióticos beneficiaram pacientes que sofrem de síndrome do intestino irritável.

Os produtos com probióticos contêm grandes quantidades de bactérias lácticas benéficas, tais como os lactobacilos e as bifidobactérias. Estas bactérias são capazes de sobreviver à acidez gástrica e, portanto, alcançam o intestino. A nossa flora intestinal contém cerca de 100 mil milhões de bactérias [1] (tanto benéficas como nocivas) que, idealmente, estão presentes em quantidades equilibradas. Quando tudo corre bem, a parede intestinal está totalmente coberta de bactérias. Na ausência de espaço e alimentos disponíveis, as bactérias nocivas não têm a possibilidade de se multiplicar.

No entanto, uma infeção, tratamento antibiótico ou doença podem desequilibrar a flora intestinal e dar às bactérias más a oportunidade de se desenvolverem. Assim, podem ocorrer alguns distúrbios característicos, tais como cólicas, diarreia, obstipação, náuseas e fadiga.

 

Investigação sobre as bifidobactérias

Os probióticos, e em particular a estirpe bacteriana Bifidobacterium bifidum, podem ajudar a restabelecer este equilíbrio. As bifidobactérias estão naturalmente presentes em grandes quantidades na nossa flora intestinal, sobretudo nos dois primeiros anos após o nascimento.

Os cientistas da Universidade de Milão têm investigado [2] se a toma diária de probióticos poderia reduzir a síndrome do intestino irritável. Este estudo foi realizado em 122 pacientes, distribuídos aleatoriamente em dois grupos. Cada dia, durante quatro semanas, o primeiro grupo recebeu um suplemento de bifidobactérias, enquanto o segundo grupo recebeu um placebo. O resultado?

Os pacientes que receberam o suplemento notaram uma clara melhoria nos seguintes aspetos:

  • Dores
  • Sensação de inchaço
  • Frequência e urgência dos movimentos intestinais
  • Digestão
  • Qualidade de vida geral

 

O estudo analisou apenas os efeitos de bifidus. É, portanto, necessária mais investigação, mas os resultados já mencionados são promissores.

O tratamento certo para cada paciente

A síndrome do intestino irritável pode ser causada por vários fatores. Não existe, portanto, um tratamento universalmente eficaz. Frequentemente, o repouso (e serenidade), a regularidade, melhores hábitos alimentares e a eliminação de certos alimentos (sempre com o acompanhamento de um nutricionista) podem reduzir o aparecimento de sintomas.

Portanto, a eficácia dos probióticos é diferente de pessoa para pessoa. Inicialmente, é possível que a toma de probióticos acentue os sintomas, mas isto é um sinal positivo. Significa que os probióticos estão a fazer o seu trabalho. Pode levar três a quatro semanas para que o organismo se habitue aos probióticos e para que a flora intestinal se reequilibre. Em caso de dúvidas, aconselhe-se com o seu médico.

publicidade

INCHAÇO?

DOR ABDOMINAL?

DIARREIA
E/OU OBSTIPAÇÃO?

PARA O BEM-ESTAR INTESTINAL

PROBIÓTICO COM ESTIRPE ÚNICA
BIFIDOBACTERIUM LONGUM 35624®

PARA O DESCONFORTO
GASTROINTESTINAL RECORRENTE
SUPLEMENTO ALIMENTAR. O efeito benéfico é obtido com a toma diária de 1 cápsula. Para mais informações consultar a rotulagem. Contacto: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-19 Lisboa, NIPC 515036684. Email:info@biocodex.pt. Tel:211319134 A.0045/2021

O que acha deste site

Responda a 3 questões e ajude-nos a perceber o que podemos melhorar.
As suas respostas são anónimas e ajudarão toda a comunidade a ter uma melhor experiência.

1 Eu…

(opcional)
Próxima pergunta

2 Indique, de 1 a 5, se recomendaria este website a outra pessoa.

Próxima pergunta

3 Que conteúdo gostava que continuássemos a actualizar? (seleccione apenas 2)

(opcional)
Enviar

Terei Síndrome do Intestino Irritável?

Alguma vez pensou demoradamente no que ia pedir num primeiro encontro, com receio de que a sua decisão pudesse levar a uma urgente (e inconveniente) ida à casa de banho? Procura sempre a casa de banho de qualquer espaço público assim que entra, como um espião altamente especializado? Já gastou mais em papel higiénico do que em artigos de “higiene pessoal”?

Dificuldades com a digestão são mais comuns do que possa pensar. Apesar de patologias como a SII serem frustrantes, não são definitivamente algo pelo qual deva sentir vergonha.
Começar

Fase 1

Tem, com frequência, dor ou desconforto abdominal que alivia após evacuar?

Sofre com frequência dor abdominal que provoca uma grande urgência em evacuar?

Os sintomas acima descritos duram há mais de 3 meses?

Costuma interromper as suas atividades diárias devido aos sintomas acima descritos?

Próxima pergunta

É pouco provável que seja Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte um profissional de saúde.

Fase 2

Sente regularmente a sua barriga inchada ou distendida (pense numa gravidez de 6 meses)?

Considera os seus movimentos intestinais “irregulares” (muito frequentes ou pouco frequentes, diarreia ou obstipação)?

As suas fezes têm uma forma anormal (formato, textura, consistência)?

Tem gases com muita frequência?

Tem dificuldade em evacuar (esforço, urgência ou dor)?

Concluir

De acordo com os critérios de Roma IV, é provável que tenha SII. Aconselhamos que consulte um profissional de saúde.

Saiba mais sobre o que dizer na consulta e os tratamentos existentes para gerir os seus sintomas: